top of page

Nossa Senhora te cubra com o teu divino manto


É assim, sempre as mães acordam na madrugada e cobrem os seus filhinhos, mesmo depois de crescidos. Eu nunca compreenderia uma mãe se não fosse, se Deus não tivesse me permitido assim ser.

Difícil não imaginar como foi Maria, a mãe de Jesus, a mulher que disse sim ao projeto de Deus, estando inteiramente à vontade divina. O zelo, carinho, atenção como cuidava de Jesus, a Virgem Imaculada Conceição, que concebeu um filho através do Espirito Santo de Deus. Àquela época, uma jovem de família simples e que seria a mãe do salvador. Passou por desafios que qualquer pessoa de família não abastarda daquela época passaria.

Pensar na História de Maria faz-me lembrar da minha infância, no povoado Serra do Machado em Ribeirópolis, adorava passar as férias na casa da Minha avó também Maria que se complementa com Marcolina de Jesus, minha doce vó, sabia lhe dar com as adversidades que a vida lhe propunha. Não deixava os “magotes” de meninos brincar de correr a noite para não suarem. Havia pouca água para banhar-se. Então ela acomodava a todos num mesmo quarto e nos ensinavam as orações.

Tinha a mão sempre um terço, não sabia ler, mas decorava todas as orações e cada uma eu visualizava o que era dito. Uma das que eu mais gostava era a de Nossa Senhora que nos cobria com o divino manto. Visualizava aquele manto lindo, azul claro, cheiro doce e macio como as pétalas das flores do jardim da minha avó.

Aos domingos, minha avó colhia as belas flores e levava cedinho para enfeitar a igreja. Lembro-me exatamente do dia em que aquelas flores perfurariam pela ultima vez a minha vó. Eu era ainda uma criança, entendia pouca coisa da vida e da passagem dela, não sofria muito com a sua ausência, mas sentia saudades daquelas orações noturnas. Onde com pouco sono, minha vó contava as histórias da Sagrada Família. Devota de Nossa Senhora, a Imaculada Conceição, ela nos ensinava a sermos obedientes as obras do Senhor. Durante as orações, eu visualizava Jesus, José e Maria. Tinham mais de dez orações. Pra mim soavam como histórias de vó contadas para as crianças. Sempre pedia outras e mais outras até enfim chegar o sono.

Assim lembro-me da Imaculada Conceição, que dia 08 de Dezembro a Igreja celebra este tão lindo dia com Missas e procissões que retratam a fé e tradição católica.


bottom of page